Principal Telefonia Fixa Digital Como Solicitar a Portabilidade do Seu Número para a Oratrix

Como Solicitar a Portabilidade do Seu Número para a Oratrix

Última atualização em Aug 15, 2025

Se você deseja trazer seu número de telefone para a Oratrix, siga os passos abaixo. O processo é 100% on-line e você mantém seu número atual com os benefícios da nossa tecnologia.

✅ O que você precisa para iniciar a portabilidade?

Antes de solicitar, tenha em mãos:
🔹 Fatura recente da operadora atual (últimos 30 dias) em que aparece os dados do titular e o(s) número(s) que vão ser portados - você vai inserir a fatura no chamado
🔹 Documento do titular (CPF ou CNPJ) - você vai inserir o documento no chamado
🔹 Gere o Termo de Aceite de Solicitação de Portabilidade e depois de assinado pelo titular da linha você vai inserir o termo no chamado

🌐 Como solicitar?

A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo nosso site:

👉 Acesse: www.oratrix.com.br
👉 Clique em Suporte Técnico --> Solicitar Portabilidade de Telefonia Fixa e 0800
👉 Preencha o formulário com seus dados
👉 Insira os documentos solicitados e abra o chamado

📄 Termo de Portabilidade

Você pode consultar o termo de portabilidade clicando no link:📄 Clique aqui para gerar o Termo de Portabilidade

⏱️ Quanto tempo leva?

Após o envio dos dados corretos, a portabilidade é realizada de 3 dias úteis a até 90 dias úteis (a depender da operadora doadora), mas em geral tudo fica pronto em menos de 10 dias.

ℹ️ Importante saber:

  • O número precisa estar ativo na operadora atual. Números cancelados ou com fatura em aberto podem ser impedidos de fazer a portabilidade por parte da operadora doadora.

  • A Oratrix notificará você (pelo chamado) com a data de migração confirmada

  • Durante a transição, o serviço continua normalmente na operadora antiga e passará a funcionar na Oratrix no dia e data agendados

Motivos que podem gerar recusa da portabilidade

Dados divergentes:
Nome ou razão social diferentes do cadastro na operadora atual. CPF ou CNPJ incorretos ou não vinculados à linha.

Número inexistente ou inativo:
Linha cancelada antes da conclusão da portabilidade.
Número que não pertence à operadora indicada.

Pendências contratuais ou financeiras:
Débitos em aberto com a operadora de origem.
Contrato bloqueado por inadimplência.

Solicitação fora da área de abrangência:
Portabilidade solicitada para um DDD ou faixa numérica diferente da original (a portabilidade fixa mantém o DDD).

Erro no tipo de serviço:
Solicitar portabilidade fixa para móvel ou vice-versa.

Linha corporativa com bloqueio:
Empresas que colocam restrições administrativas impedindo transferência sem autorização formal.

Informações incompletas:
Falta de algum dado obrigatório no formulário de solicitação.

Tentativa de fraude:
Se existe a suspeita de que a solicitação de portabilidade é uma tentativa de fraude