Para garantir o funcionamento adequado da telefonia fixa digital da Oratrix, é fundamental ajustar corretamente seu firewall e liberar os servidores, portas e protocolos necessários.
✅ Recomendamos que essa liberação seja feita pelo seu time de TI ou técnico de rede para garantir o pleno funcionamento da telefonia.
1. Liberação de Serviços no Firewall (também serve para hardware e softwhare que a chamada vai trafegar)
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Servidores
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186.209.116.199
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186.209.45.25
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Portas de Voz sobre IP (VoIP)
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Portas SIP: 5060 e 5095
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Portas RTP: 10.000 a 65.000
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Protocolos
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UDP
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TCP
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2. Ajuste no Mikrotik – SIP Helper
O Mikrotik, por padrão, ativa o SIP Helper (Connection Tracking para SIP), que pode causar problemas como:
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Registro instável
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Ramais caindo
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Chamadas que não completam
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Áudio apenas de um lado
Como desativar:
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Acesse IP > Firewall > Service Ports
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Localize o serviço sip
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Desmarque (desative)
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Reinicie o Mikrotik ou aplique a alteração
Esta configuração evita que o Mikrotik tente “corrigir” conexões SIP, prevenindo conflitos com os servidores da Oratrix.