PABX: Como utilizar o siga-me

:receipt: 1. Visão Geral

O recurso Siga-me da PABX Virtual Oratrix permite que chamadas destinadas a um ramal sejam automaticamente encaminhadas para outro número, como um celular corporativo ou pessoal. Essa funcionalidade é utilizada quando o usuário não está disponível no ramal IP, quando o dispositivo está offline, ou quando deseja continuar recebendo chamadas fora do escritório.

Com o Siga-me, a empresa garante continuidade do atendimento mesmo em situações de ausência, mantendo agilidade operacional e reduzindo perdas de contato com clientes. A configuração é totalmente feita no painel da Oratrix e leva menos de 1 minuto.

:movie_camera: 2. Vídeo explicativo

:backhand_index_pointing_right: Assista a vídeo aula completa no Guia do Usuário Oratrix.
[VIDEO AINDA NÃO DISPONÍVEL]

:compass: 3. Passo a passo: Como configurar o Siga-me

:one: Acesse o painel da PABX Virtual Oratrix com seu usuário e senha.
:two: No menu lateral, clique em Pessoas / Ramais.

:three: Selecione Lista de Ramais.

:four: Escolha o ramal desejado e clique em Editar Ramal.

:five: Role a página até a seção Encaminhamento de Chamadas.
:six: Em Offline / Não Atendido, selecione a opção:
Encaminhar para número externo

:seven: No campo exibido, digite o número de celular no formato:
55 + DDD + Número (ex.: 5565999990000)
:eight: Clique em Salvar para aplicar as alterações.

:pushpin: Pronto! A partir desse momento, sempre que o ramal estiver offline ou não atender, a ligação será enviada automaticamente para o número configurado.

:gear: 4. Dicas e boas práticas

:small_blue_diamond: Sempre revise o número inserido antes de salvar.
:small_blue_diamond: Utilize números móveis corporativos (TrixChip / Oratrix Celular) quando possível.
:small_blue_diamond: Não deixe o ramal com múltiplas regras simultâneas para evitar conflitos.
:small_blue_diamond: Após trocar o aparelho ou registrar o ramal em novo dispositivo, revise o Siga-me.
:small_blue_diamond: Mantenha o ramal registrado corretamente para evitar encaminhamentos indesejados.

:bar_chart: 5. Resultados / Benefícios

:check_mark: Nenhuma ligação é perdida, mesmo com o ramal offline.
:check_mark: Melhor continuidade de atendimento.
:check_mark: Flexibilidade para equipes em campo ou home office.
:check_mark: Centralização total do fluxo de chamadas no painel Oratrix.

:receipt: 6. Resumo Final

A configuração do Siga-me permite encaminhar automaticamente chamadas de um ramal para um número externo, garantindo que o usuário continue recebendo ligações mesmo fora do PABX. É um recurso simples, rápido e essencial para manter a operação ativa.

:link: 7. Artigos relacionados

Deseja adicionar artigos relacionados?
Se sim, me envie os links no formato oficial Oratrix.

:label: 8. Keywords

Siga-me, encaminhamento de chamadas, PABX Virtual, ramal IP, Oratrix

:speech_balloon: VERSÃO CURTA – WhatsApp

Resposta:

✅ No painel, acesse Pessoas/Ramais > Lista de ramais > Editar ramal. Em Encaminhamento de Chamadas, escolha “Offline/Não atendido” e selecione “Encaminhar para número externo”. Informe o celular e salve.
> 🔗 Neste artigo você tem esta informação com mais detalhes: ajuda.oratrixtelecom.com.br/t/pabx-como-utilizar-o-siga-me/167